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Curso Aprendiz Tomista

Curso on-line de introdução ao pensamento de Santo Tomás de Aquino para iniciantes. São 25 tópicos de filosofia e de teologia revelada ministrados no YouTube. Não é necessário ter base filosófica. O curso está em desenvolvimento e já há muitas aulas on-line disponíveis. Os alunos têm direito a um material em pdf exclusivo do curso e a um grupo exclusivo para tirar dúvidas com o professor do curso, além de poder fazer perguntas durantes as aulas ao-vivo.

135 horas de conteúdo em vídeo disponível imediatamente e mais de 2h em vídeo por mês.

250 páginas em pdf de resumo das aulas e mais 6 páginas por mês.

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25 Tópicos de Filosofia e Teologia

  • INTRODUÇÃO (4)
    • 1 - A filosofia e as suas partes
      • Aula 1 - Noções gerais da filosofia
        • Nesta aula, estudamos, de um modo geral, o início da filosofia e as suas bases, a noção da verdade e da filosofia como amizade pela sabedoria. Também consideramos algumas noções sobre o ser e a sua relação com a verdade.
      • Aula 2 - As partes da filosofia
        • Nesta aula, são considerados brevemente quatro autores essenciais para o entendimento filosófico e teológico: Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. São feitas principalmente algumas ressalvas aos dois primeiros autores. Depois, é exposta a ordem conveniente das disciplinas filosóficas: lógica, filosofia da natureza, psicologia, moral e metafísica. A parte filosófica deste curso seguirá, de um modo geral, esta ordem.
    • 2 - Noções gerais da teologia revelada e as suas partes
      • Aula 3 - Algumas noções gerais da teologia revelada
        • Nesta aula, estudamos algumas noções gerais da teologia revelada a partir da primeira questão da Suma Teológica. Inicialmente expomos a metodologia medieval da questão disputada e depois são analisados os 5 primeiros artigos da primeira questão da Suma Teológica.
      • Aula 4 - Outras noções gerais da teologia revelada e as partes da teologia revelada
        • Nesta aula, inicialmente continuamos a exposição do início da Suma Teológica, com a consideração do sexto e do sétimo artigo da primeira questão deste livro. Depois, são consideradas principalmente estas noções: a teologia fundamental, a teologia dogmática e a teologia prática. Depois são expostas algumas áreas da teologia revelada, como a teologia trinitária, a Cristologia e a angelologia, por exemplo.
    • 3 - As obras de São Tomás de Aquino
      • Aula 5 – As obras de São Tomás de Aquino
        • Nesta aula, são expostas as principais obras de São Tomás conforme a diversidade da sua metodologia de exposição, segundo as suas grandes obras (Suma Teológica, Comentários às Sentenças de Pedro Lombardo e a Suma Contra os Gentios), as questões disputadas separadas (por exemplo, Sobre a verdade, Sobre o mal, Sobre o poder de Deus), os opúsculos, os comentários a filósofos, os comentários bíblicos, as compilações aos Evangelhos (Catena Aurea), os sermões e as músicas e ofícios litúrgicos. E também, para conhecer o modo de exposição de um opúsculo e pela importância do tema, é analisado o opúsculo Sobre a consulta aos astros, para expor a posição de São Tomás, que reprova o estudo dos astros para conhecer o que é próprio da vontade humana.
    • 4 - Razão e fé
      • Aula 6 - A razão aberta à fé, e a fé acima da razão de modo harmonioso
        • Nesta aula, vemos algumas noções gerais sobre a razão, enquanto uma potência que não é diversa do intelecto e que atua de modo discursivo. Vimos que para alguém ter fé, é necessário o auxílio de Deus pela graça santificante. Além disso, é visto que há dois modos de conhecimento sobre Deus, um acessível à razão, conforme a teologia natural, o outro, que supera a capacidade da razão, pela fé. E são expostas três conveniências pelas quais as verdades sobre Deus acessíveis à razão também devem ser propostas para que as pessoas creiam. O livro para esta exposição é a Suma contra os gentios, especialmente alguns dos seus primeiros capítulos.
      • Aula 7 – A fé supera a razão, mas não lhe é contrária
        • Nesta aula, continuamos a exposição de alguns capítulos iniciais da Suma Contra os gentios e são considerados três motivos pelos quais convém que seja proposto que sejam cridas as verdades próprias da fé sobre Deus. Além disso, são expostas a importância dos milagres, como certa pedagogia divina, e a harmonia entre a razão e a fé.
  • FILOSOFIA (11)
    • 5 - Introdução à lógica clássica
      • Aula 8 - Noções introdutórias à lógica
        • Nesta aula, vemos de que modo a lógica é ciência e arte e também consideramos as suas divisões em lógica formal ou menor e em lógica material ou maior.
      • Aula 9 - A lógica formal: a primeira operação do intelecto, a simples apreensão
        • Nesta aula, começamos o estudo sobre a lógica formal. Estudamos a primeira operação do intelecto, a simples apreensão, que consiste em conceber um conceito. Expomos principalmente a distinção dos conceitos, a noção de compreensão e extensão na lógica, a aplicação do conceito, as relações entre conceitos, os modos de predicação (unívoco, análogo e equívoco), as noções básicas das dez categorias e a definição.
      • Aula 10 - A lógica formal: a segunda operação do intelecto, o julgamento
        • Nesta aula, estudamos a segunda operação do intelecto, o julgamento, pelo qual concebemos um juízo. Vemos aqui a noção de juízo, que implica verdade ou falsidade, os tipos de juízos, universais e particulares, afirmativos e negativos e suas relações conforme a “tábua das oposições”. Assim vemos o que são juízos contrários, contraditórios, subalternos e subcontrários. E também consideramos a possibilidade de conversão lógica em cada juízo.
      • Aula 11 - A lógica formal: a terceira operação do intelecto, noções gerais do raciocínio e o silogismo
        • Nesta aula, estudamos as bases da terceira operação do intelecto, o raciocínio, pelo qual realizamos um argumento. Consideramos as partes do raciocínio, suas premissas e conclusão e a relação entre elas, especialmente em relação à verdade e falsidade. Além disso, também consideramos especialmente o raciocínio dedutivo ou o silogismo e suas oito leis gerais. E vemos também de que modo devemos entender o quadro das figuras do silogismo.
      • Aula 12 - A lógica formal: a terceira operação do intelecto, o silogismo hipotético
        • Nesta aula, consideramos principalmente o silogismo hipotético, sua divisão em silogismo condicional, disjuntivo e conjuntivo. São analisadas as quatro regras do silogismo condicional, conforme as relações da condição e do condicionado com a verdade e a falsidade. Além disso, são expostos cinco tipos de silogismo incompletos e compostos. No final, há uma breve exposição sobre o raciocínio indutivo, que será analisado melhor na parte de lógica material.
      • Aula 13 - A lógica material: a certeza do conhecimento
        • Nesta aula, começamos a estudar a lógica material, especialmente as condições de certeza dos juízos. Vemos a distinção dos estados de ignorância, de dúvida, de opinião e de certeza. Além disso, consideramos os principais tipos de sofismas de palavras ou de ideias. Também é considerada a noção de evidência.
      • Aula 14 - A lógica material: a metodologia em geral e a ciência
        • Nesta aula, consideramos os diversos métodos de investigação da ciência e as suas limitações, como a descoberta, o ensino, o método da autoridade, o método científico, e outros. Vemos também que a análise e a síntese são processos gerais do método de investigação e consideramos as suas distinções. Além disso, estudamos o que é a ciência, do ponto de vista objetivo e subjetivo e expomos as classificações da ciência de Aristóteles e de São Tomás e algumas noções mais atualizadas.
      • Aula 15 - A lógica material: os diversos métodos particulares das ciências
        • Nesta aula, são investigados os diversos métodos particulares junto com as noções dessas ciências. Assim, estudamos a matemática e seu método dedutivo, as ciências da natureza e seu método indutivo, e as ciências humanas e a sua metodologia própria.
      • Aula 16 - O diálogo e noções gerais de retórica
        • Nesta aula, estudamos as bases do diálogo e as suas condições morais e intelectuais. Além disso, consideramos algumas noções básicas sobre a retórica, que busca o provável. Expomos algumas técnicas de argumentação que podem ser utilizadas contra nós, de modo que devemos expor a verdade dessas técnicas e não usá-las, por serem são contrárias ao modo conveniente de dialogar.
    • 6 - Introdução à filosofia da natureza
      • Aula 17 - Noções básicas da filosofia da natureza, a matéria e a forma
        • Nesta aula, estudamos as noções fundamentais da filosofia da natureza, que estuda o ente móvel. São consideradas também a matéria, enquanto princípio passivo do composto, e a forma, enquanto princípio ativo do composto.
      • Aula 18 - A natureza, as quatro causas e o movimento
        • Nesta aula, consideramos as noções de natureza, que é principalmente forma e secundariamente matéria. Além disso, são expostas as quatro causas, a material, a formal, a eficiente e a final, e também há a apresentação da noção geral de movimento, conforme certa passagem da potência para o ato, e dos tipos de movimento.
      • Aula 19 - O infinito, o lugar, o espaço, o tempo e o motor imóvel
        • Nesta aula, consideramos certas noções que possuem alguma relação com as coisas móveis, como o infinito, o lugar o espaço e o tempo, enquanto as acompanham, e como o motor imóvel, enquanto é a causa eficiente primeira delas.
    • 7 - A alma e os seus tipos
      • Aula 20 – A alma e os três tipos de vida
        • Nesta aula, estudamos a alma como a forma substancial de um vivente que possui matéria e forma. Além disso, são expostos os três tipos de vida, a vegetativa, a sensitiva e a intelectiva.
      • Aula 21 – A alma, o espírito e as potências da alma
        • Nesta aula, consideramos a distinção entre alma e espírito. Estudamos a união entre a alma e o corpo. Expomos a distinção entre a essência da alma e as suas potências.
      • Aula 22 – Os tipos de potência, as potências vegetativas e os sentidos externos e internos
        • Nesta aula, expomos os cinco tipos de potência da alma: o vegetativo, o sensitivo, apetitivo, o motivo local e o intelectivo. Começamos também a ver as potências da alma humana de modo particular. Iniciamos com a exposição das potências vegetativas e das sensitivas. Sobre estas últimas, são expostos os sentidos externos: o tato, o paladar, o olfato, a audição, a visão; e os sentidos internos: o sentido comum, a imaginação, a memória sensitiva e a cogitativa.
      • Aula 23 – O apetite sensível, as paixões, a vontade e o intelecto
        • Nesta aula, terminamos a exposição das potências da alma de modo particular. Consideramos os apetites sensitivos, o concupiscível e o irascível. São expostas as paixões da alma, as seis do concupiscível: amor, ódio, desejo, aversão, prazer e dor; e cinco do irascível: esperança, desespero, temor, audácia e ira. Expomos também a vontade e o intelecto e a relação entre eles.
    • 8 - Introdução à antropologia e aos quatro temperamentos clássicos
      • Aula 24 – O pecado e a graça
        • Nesta aula, consideramos duas noções básicas sobre a condição humana, a natureza humana decaída pelo pecado e a possibilidade, pelo auxílio divino, da graça santificante. Vimos a noção de pecado original e da sua transmissão e como ele afetou as potências da alma. Consideramos também a importância da graça para a liberação do pecado e para a salvação eterna.
      • Aula 25 – Introdução aos temperamentos
        • Nesta aula, consideramos as noções básicas de motivação e influência sobre o comportamento humano. Veremos também a natureza dos temperamentos, que estão inseridos na antropologia de São Tomás. Eles são inatos, são inclinações fisiológicas que não determinam as nossas ações, mas inclinam a certo comportamento. Devemos buscar frear as tendências ruins dos nossos temperamentos e otimizar as boas. Há quatro temperamentos: o colérico, o sanguíneo, o melancólico e o fleumático, conforme os modos de reação que temos diante das coisas que nos afetam.
      • Aula 26 – Colérico
        • Nesta aula, estudamos algumas características comuns às quais tendem os coléricos. Expomos que os coléricos tendem a ser irritados com facilidade e a ter uma reação imediata. A impressão disso tende a perdurar na alma. Consideramos também como os coléricos devem principalmente lutar para adquirir as virtudes.
      • Aula 27 – Sanguíneo
        • Nesta aula, estudamos algumas características comuns às quais tendem os sanguíneos. Vemos que os sanguíneos tendem a reagir de modo rápido e veemente, mas tal impressão tende a não ficar muito tempo na alma. Consideramos também como os sanguíneos devem principalmente lutar para adquirir as virtudes.
      • Aula 28 – Melancólico
        • Nesta aula, estudamos algumas características comuns às quais tendem os melancólicos. Expomos que os melancólicos são lentos para se irritar com as influências externas, mas tal irritação tende a permanecer na alma e pode ser difícil de remover. Consideramos também como os melancólicos devem principalmente lutar para adquirir as virtudes.
      • Aula 29 – Fleumático
        • Nesta aula, estudamos algumas características comuns às quais tendem os fleumáticos. Vemos que as impressões na sua alma causam uma irritação fraca e que as suas reações também tendem a ser fracas. Consideramos também como os fleumáticos devem principalmente lutar para adquirir as virtudes.
    • 9 - O conhecimento intelectual
      • Aula 30 – Introdução ao conhecimento intelectual e como a alma intelige as coisas corpóreas
        • Nesta aula, consideramos algumas noções gerais sobre o conhecimento. Além disso, expomos que o conhecimento intelectual é propriamente imaterial. E para adquirir tal conhecimento e para o ato de conhecer a natureza das coisas corpóreas, a alma se utiliza dos sentidos externos e internos.
      • Aula 31 – O modo e a ordem do conhecimento intelectual
        • Nesta aula, consideramos que o conhecimento intelectual é propriamente imaterial. Contudo, a aquisição natural desse conhecimento depende também dos sentidos internos e externos. E também vimos que precisamos do sentido interno da imaginação para entender a essência de alguma coisa material.
      • Aula 32 – O conhecimento humano das coisas materiais e da alma humana
        • Nesta aula, estudamos que o intelecto conhece a natureza das coisas materiais e também outras coisas. Além disso, vimos que o intelecto pode conhecer a alma enquanto ela está em ato.
      • Aula 33 – O conhecimento sobre os anjos, sobre Deus e da alma separada
        • Nesta aula, vimos de que modo podemos, ainda que imperfeitamente, conhecer os anjos e Deus. Consideramos também que a alma separada intelige naturalmente pelo lume natural divino.
    • 10 - Introdução à ética das virtudes
      • Aula 34 – Introdução à ética e à felicidade
        • Nesta aula, consideramos o que é a ética e as suas partes. Distinguimos o que é a felicidade e as suas três principais falsas felicidades. Além disso, vimos que a perfeita felicidade só se realiza no céu, com o auxílio da graça divina.
      • Aula 35 – Os atos voluntários, involuntários, os voluntários mistos e a aquisição das virtudes
        • Nesta aula, consideramos as distinções entre os atos voluntários, involuntários e os voluntários mistos. Além disso, vimos que, para a aquisição de virtudes humanas do âmbito natural, precisamos realizar bons atos voluntários repetidamente.
      • Aula 36 – As disposições habituais e a introdução ao sujeito da virtude
        • Nesta aula, analisamos as seis disposições habituais que podem estar na alma humana (a primeira e a última são as mais raras): (1) o grau heroico de virtude, (2) a virtude, (3) a continência, (4) a incontinência, (5) o vício e (6) a bestialidade. E também consideramos uma noção geral de sujeito da virtude.
      • Aula 37 – Os sujeitos das virtudes e as virtudes cardeais
        • Nesta aula, expomos de que modo as virtudes estão no intelecto e nos apetites. Consideramos também uma noção geral das virtudes cardeais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.
    • 11 - As virtudes morais
      • Aula 38 – As circunstâncias das ações humanas, o meio-termo das virtudes morais e a temperança
        • Nesta aula, vimos uma noção básica das circunstâncias para as ações humanas. Depois, expomos de que modo o meio-termo se relaciona com as virtudes morais. Além disso, consideramos a temperança e as suas três espécies: a abstinência, a sobriedade e a castidade.
      • Aula 39 – O vício da intemperança e as virtudes da clemência e da mansidão
        • Nesta aula, consideramos as três espécies de intemperança: a gula, junto com as suas cinco espécies e cinco filhas; a embriaguez; e a luxúria, junto com as suas seis espécies e oito filhas. Expomos também a concepção da Igreja Católica sobre o amor e a sexualidade. Além disso, consideramos principalmente as virtudes da clemência e da mansidão e os seus vícios opostos por excesso, como a crueldade e a ira.
      • Aula 40 – Os quatro tipos de modéstia
        • Nesta aula, vimos os quatro tipos de modéstia: a humildade, a estudiosidade, a virtude dos movimentos exteriores, especialmente a eutrapelia, e a virtude da apresentação externa.
      • Aula 41 – A virtude da fortaleza
        • Nesta aula, expomos a virtude da fortaleza, os seus vícios opostos por escassez, o temor ou a covardia, e por excesso, a audácia e a intrepidez.
      • Aula 42 – A virtude da magnanimidade e os seus vícios opostos
        • Nesta aula, consideramos a virtude da magnanimidade e os seus vícios opostos por excesso, a presunção, a ambição e a vanglória, e também o seu vício oposto por escassez, a pusilanimidade. Além disso, vimos também que toda a nossa honra deve buscar servir a Deus e que Ele permite a cruz na nossa vida para que a carreguemos com paciência e caridade.
      • Aula 43 – As virtudes da magnificência, paciência, persistência e constância e os seus vícios opostos
        • Nesta aula, expomos a virtude da magnificência e os seus vícios opostos por escassez, a parcimônia, e por excesso, o desperdício. Consideramos também a virtude da paciência, da persistência e da constância, e os seus vícios opostos por escassez, a moleza, e por excesso, a pertinácia ou a teimosia.
      • Aula 44 – As leis
        • Nesta aula, estudamos principalmente certas noções gerais da lei eterna, da lei natural e da lei humana.
      • Aula 45 – A virtude da justiça
        • Nesta aula, consideramos o direito natural, positivo e o das gentes. Expomos a noção de justiça, da justiça legal e da particular, e da injustiça. Estudamos também de que modo deve ser emitido um juízo de justiça e de que modo podemos fazer ou não um juízo sobre os outros.
      • Aula 46 – A justiça comutativa e distributiva
        • Nesta aula, expomos a distinção entre a justiça comutativa e distributiva. Consideramos também certas ações como o ato imoral do homicídio e do roubo. Vimos que devemos defender a dignidade humana desde a sua concepção até a sua morte natural. Estudamos de que modo é possível realizar a legítima defesa. Expomos que a propriedade privada não pertence ao direito natural, mas pode ser bem acrescentada a ele pelo direito positivo. E é considerada a questão do roubo famélico.
      • Aula 47 – O julgamento, as injustiças com palavras e de trocas e a virtude da religião
        • Nesta aula, consideramos brevemente alguns pontos sobre o reto agir de um juiz, um acusado, um réu, uma testemunha e um advogado. Vimos também os tipos de injustiças com palavras e outras injustiças contrárias à boa compra e venda de produtos. Estudamos a noção própria da religião e como ela se diferencia da justiça. Expomos também certas noções sobre a oração.
      • Aula 48 – Os vícios das superstições e da irreligiosidade
        • Nesta aula, expomos os três tipos de vícios da superstição: a idolatria, a superstição divinatória e a superstição das observâncias. Consideramos também os quatro tipos de vícios da irreligiosidade: a tentação a Deus, o perjúrio, o sacrilégio e a simonia.
      • Aula 49 – As virtudes sociais – parte 1
        • Nesta aula, consideramos certas virtudes sociais como a piedade, o respeito, a dulia e a obediência. Vimos também o que é a consciência. Além disso, consideramos a virtude da gratidão junto com o seu vício oposto da ingratidão, e os seus três níveis. Também expomos a virtude relativa à justa punição.
      • Aula 50 – As virtudes sociais – parte 2
        • Nesta aula, continuamos a exposição das virtudes sociais. Expomos as virtudes da veracidade, da afabilidade, da liberalidade e os seus vícios opostos. Além disso, fizemos uma breve exposição da virtude da epiqueia ou equidade.
    • 12 - As virtudes intelectuais
      • Aula 51 - Noções gerais das virtudes intelectuais e a prudência
        • Nesta aula, expomos as noções fundamentais sobre as virtudes intelectuais. Também mostramos que são cinco virtudes intelectuais: a prudência, a arte, a ciência, a sabedoria e a virtude do intelecto. Além disso, consideramos as noções gerais da prudência, como a reta razão do agir.
      • Aula 52 - As partes da virtude da prudência e seus vícios opostos
        • Nesta aula, expomos as noções básicas das partes integrantes, subjetivas e potenciais da prudência. Mostramos os vícios da imprudência e da negligência, que se opõem à prudência. Consideramos também que nós devemos fazer os nossos deveres e confiar no auxílio divino.
      • Aula 53 - As virtudes do intelecto, da sabedoria, da ciência e da arte
        • Nesta aula, consideramos as outras virtudes intelectuais, distintas da prudência. Expomos a virtude do intelecto, como o hábito dos primeiros princípios; a virtude da sabedoria, como o hábito que considera as causas primeiras; a virtude da ciência, como o hábito que considera as causas segundas; e a virtude da arte, como o hábito da reta razão do fazer.
    • 13 - Introdução à política
      • Aula 54 - Noções básicas da filosofia política
        • Nesta aula, consideramos o homem como um animal naturalmente social. Mostramos que Santo Tomás busca evitar os extremos de um individualismo que despreza o bem comum e de um coletivismo que despreza o bem da pessoa. Expomos as bases políticas para a defesa da pessoa humana.
      • Aula 55 - Comentário à Política de Aristóteles
        • Nesta aula, consideramos os principais pontos do comentário de Santo Tomás à Política de Aristóteles. Vemos certas noções sobre o indivíduo, a família e o governo; estudamos também certas noções sobre a propriedade e as formas de governo.
      • Aula 56 - Sobre o reino
        • Nesta aula, consideramos os principais pontos do Sobre o reino de Santo Tomás de Aquino. Vemos a importância da virtude para um governante. Consideramos o problema da tirania e as possibilidades de evitá-la. Expomos também certas noções sobre o imposto, que, para Santo Tomás, seria lícito se não for excessivo e se for usado para o bem comum.
      • Aula 57 - As leis na política e a justiça
        • Nesta aula, retomamos algumas noções que foram vistas sobre a lei, mas as consideramos aqui no âmbito político. Estudamos as coisas que são essenciais para a lei, os tipos de justiça, o mal menor e o problema da guerra.
    • 14 - Introdução à metafísica
      • Aula 58 - A metafísica do ser
        • Nesta aula, consideramos alguns pressupostos da metafísica realista de Santo Tomás de Aquino. Mostramos a importância da admiração da realidade, indicamos o que a metafísica estuda e a sua distinção em relação às ciências particulares.
      • Aula 59 - Ente, ser, substância e acidente
        • Nesta aula, consideramos as noções básicas da metafísica em relação ao ente, o ser, a substância e os nove acidentes. Além disso, é estudado que Deus, que é o ser por si, está acima de todo gênero lógico.
      • Aula 60 - Ato, potência e os primeiros princípios
        • Nesta aula, expomos as noções de ato e potência, enquanto são os primeiros princípios da realidade. Vemos que essas noções são entendidas a partir do processo de indução.
      • Aula 61 - A analogia do ser
        • Nesta aula, estudamos que o ser pode ser entendido a partir da analogia, enquanto as coisas participam do ser. Expomos que todas as coisas criadas são entes por participação e apenas Deus é o ser por si.
      • Aula 62 - Essência e ser
        • Nesta aula, mostramos que todas as substâncias são compostas por essência e ser. Explicamos de que modo há essa composição nos entes materiais e nas substâncias intelectuais naturalmente separadas da matéria.
      • Aula 63 - As causas, o princípio da não contração e o não ser relativo
        • Nesta aula, estudamos a noção de causa na metafísica. Além disso, expomos o princípio da não contradição conforme está na própria estrutura da realidade e de que modo há certa noção de não ser intrínseca a todo ente por participação.
      • Aula 64 - Os transcendentais
        • Nesta aula, são expostas as noções fundamentais dos transcendentais. Mostra-se que é possível conhecer melhor a realidade do ser a partir dessas noções.
      • Aula 65 - O bem e a verdade
        • Nesta aula, consideramos especialmente o transcendental do bem e da verdade. Vemos de que modo algo é apetecível e inteligível. Também estudamos a noção de verdade como adequação.
      • Aula 66 - A verdade no intelecto, o uno e a pessoa
        • Nesta aula, continuamos a exposição sobre a verdade. Além disso, expomos o transcendental do uno. Por fim, consideramos o fundamento da dignidade da pessoa humana.
      • Aula 67 - A metafísica, as ciências e a finalidade das coisas
        • Nesta aula, expomos a função ordenadora da metafísica para as ciências. E estudamos algumas noções básicas sobre o fim.
      • Aula 68 - O fim e o mal
        • Nesta aula, desenvolvemos melhor algumas noções que foram apresentadas na aula anterior sobre o fim das coisas. Além disso, consideramos algumas noções sobre o mal como uma ausência de bem e a sua permissão inserida nos desígnios da Providência divina.
    • 15 - A teologia natural e as provas de que Deus é
      • Aula 69 - Noções básicas da teologia natural e a primeira prova para demonstrar que Deus é
        • Nesta aula, consideramos algumas distinções da teologia natural em relação à teologia revelada. Também vemos de que modo podemos conhecer que Deus é, especialmente a partir da exposição e análise da primeira prova exposta por Santo Tomás na Suma Teológica.
      • Aula 70 - A segunda, a terceira, a quarta e a quinta via para demonstrar que Deus é
        • Nesta aula, consideramos mais quatro vias de Santo Tomás para demonstrar que Deus é, conforme certa base filosófica. Vemos que a segunda via toma como base a causa eficiente; a terceira se fundamenta na possibilidade e na necessidade; a quarta se baseia no grau de perfeição; a quinta se fundamenta no governo das coisas.
      • Aula 71 - A teologia negativa
        • Nesta aula, estudamos as bases da teologia negativa, que consiste em negar a atribuição a Deus de certas noções que são próprias das criaturas. Assim, expomos que não há acidentes em Deus, nem entra na composição das coisas e outras noções.
      • Aula 72 - A perfeição, a bondade e a infinidade de Deus
        • Nesta aula, consideramos que Deus é totalmente em ato; possui todas as perfeições. Também mostramos que a perfeição das outras coisas é por participação. Além disso, expomos que Deus é o bem por essência e que a infinidade de Deus consiste em não haver limite para a perfeição divina.
      • Aula 73 - A onipresença, a imutabilidade, a eternidade e a unidade em Deus
        • Nesta aula, continuamos a exposição das perfeições de Deus. Inicialmente consideramos de que modo Deus está em todas as coisas. Mostramos que Deus é totalmente imóvel, que é eterno por si e que, conforme a essência divina, é maximamente uno.
      • Aula 74 - O conhecimento sobre Deus
        • Nesta aula, expomos basicamente os limites do conhecimento natural sobre Deus, pois é impossível contemplar perfeitamente a Deus apenas pela nossa capacidade natural, uma vez que é necessário que haja o auxílio da graça divina para isso. Esse conhecimento pela graça só ocorre de modo perfeito na glória celeste.
      • Aula 75 - Noções básicas da teologia natural e a primeira prova para demonstrar que Deus é
        • Nesta aula, consideramos o modo pelo qual podemos atribuir nomes a Deus, especialmente por certa analogia. Vemos de que modo devemos entender proposições como “Deus é bom” e “Deus é sábio”. Além disso, há a exposição de como podemos conhecer os predicados atribuídos a Deus temporalmente, como Criador e Salvador. Também é mostrado que o nome “Aquele que é” é próprio de Deus.
      • Aula 76 - O conhecimento e as ideias de Deus
        • Nesta aula, vemos que a ciência de Deus é perfeitíssima, totalmente em ato. Deus intelige eternamente a si mesmo em um único ato, de modo maximamente perfeito. Assim, Deus tem o conhecimento de todas as coisas. Indicamos também que há ideias em Deus, em conformidade com a perfeita simplicidade ou não composição divina.
      • Aula 77 - A verdade, a vida e a vontade de Deus
        • Nesta aula, expomos que a verdade e a vida convêm a Deus de modo máximo. Além disso, explica-se que também há vontade em Deus, uma vez que Ele possui intelecto.
      • Aula 78 - O amor, a justiça, a misericórdia e a Providência de Deus
        • Nesta aula, consideramos que há amor, justiça, misericórdia e Providência em Deus. Expomos que há amor, como decorrência da vontade divina; há justiça, conforme Deus constitui a ordem das coisas segundo a sua sabedoria; há misericórdia, enquanto Deus afasta a miséria dos outros; e há Providência em Deus, conforme a ordem divina nas coisas criadas.
      • Aula 79 - O poder e a felicidade de Deus
        • Nesta aula, vemos o poder e a felicidade de Deus. Consideramos que Deus pode todas as coisas que são absolutamente possíveis; e também mostramos que a felicidade de Deus é máxima.
  • TEOLOGIA REVELADA (10)
    • 16 - A teologia revelada
      • Aula 80 - A teologia revelada, a fé, a Revelação e os sentidos da Sagrada Escritura.
        • Nesta aula, mostramos as noções fundamentais de teologia revelada, que toma como base a fé. Vimos também a importância da Revelação divina para a fé. Além disso, mostramos quais são os sentidos da Sagrada Escritura.
      • Aula 81 - A teologia revelada e o auxílio da filosofia.
        • Nesta aula, consideramos a importância de buscar conhecer a Deus natural e sobrenaturalmente. Além disso, vimos que a teologia revelada se utiliza da filosofia para demonstrar o preâmbulo da fé, conhecer as coisas da fé por semelhança, não por necessidade, e resistir aos raciocínios errôneos que são ditos contra a fé.
    • 17 - A Trindade em Deus
      • Aula 82 - A Trindade em Deus, processões e relações e definição de pessoa
        • Nesta aula, expomos algumas noções básicas sobre a Trindade em Deus, as processões e as relações divinas. Vimos que há quatro relações em Deus: a paternidade; a filiação; a processão do Espírito Santo com o Pai e o Filho; e a espiração comum. Além disso, mostramos a definição de pessoa de Santo Tomás tomada de Boécio.
      • Aula 83 - As Pessoas, as noções em Deus e Deus Pai
        • Nesta aula, vimos que são três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Segundo Santo Tomás, consideramos que há cinco noções em Deus: (1) a inascibilidade; (2) a paternidade; (3) a espiração comum; (4) a filiação; e (5) a processão do Espírito Santo. Além disso, expomos que Deus Pai é um princípio sem princípio.
      • Aula 84 - O Filho, o Espírito Santo e a apropriação na Trindade
        • Nesta aula, consideramos aquilo que é próprio de Deus Filho, ser Verbo e Imagem, e o que é próprio do Espírito Santo, ser Dom. Expomos que há uma única essência na Trindade e de que modo podemos atribuir certos nomes por apropriação às Pessoas divinas.
      • Aula 85 - A igualdade das pessoas divinas e a missão das pessoas divinas atribuídas ao Filho e ao Espírito Santo
        • Nesta aula, consideramos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são coternos e com igual poder, conforme a natureza divina. Além disso, é exposto que convém ao Filho e ao Espírito Santo serem enviados.
    • 18 - A angelologia e a demonologia
      • Aula 86 - A natureza dos anjos e sua relação com os corpos e os lugares
        • Nesta aula, estudamos que os anjos são substâncias espirituais separadas da matéria, que cada anjo esgota a sua espécie. Além disso, vimos que os anjos podem assumir um corpo e manipular a matéria. Também consideramos de que modo um anjo pode estar em um lugar.
      • Aula 87 - O movimento local e o conhecimento dos anjos
        • Nesta aula, expomos o modo pelo qual um anjo pode se mover de um local para outro. Além disso, consideramos o conhecimento angélico, seus meios e o seu conhecimento em relação aos entes imateriais e materiais.
      • Aula 89 - O amor, a produção natural e a perfeição dos anjos conforme a graça e a glória.
        • Nesta aula, vimos de que modo os anjos amam naturalmente. Além disso, mostra-se que, segundo Santo Tomás, eles foram criados por Deus com a graça santificante, sem o estado de bem-aventurança perfeita.
      • Aula 90 - A malícia e a pena dos anjos maus
        • Nesta aula, expomos que uma parte dos anjos optou por corresponder à graça, enquanto outra parte menor optou por ir contra essa graça e contra Deus, estes são os demônios. Eles pecam propriamente por soberba e por inveja. Mostramos que eles são maus por vontade. Além disso, vimos que a vontade dos anjos maus está obstinada no mal e que os demônios estão privados permanentemente de contemplar a Deus no céu.
      • Aula 91 - A iluminação e a locução dos anjos
        • Nesta aula, vimos que um anjo pode iluminar outro enquanto manifesta-lhe a verdade ou fortalece a sua virtude intelectiva. Consideramos, de um modo geral, como há a transmissão da iluminação através das hierarquias angélicas. E também expomos como um anjo pode falar com outro anjo e também com Deus.
      • Aula 92 - A hierarquia dos anjos bons e maus e o governo dos anjos sobre a criatura corpórea
        • Nesta aula, expomos a visão de Santo Tomás sobre as 9 ordens angélicas: (1) serafins; (2) querubins; (3) tronos; (4) dominações; (5) virtudes; (6) potestades; (7) principados; (8) arcanjos; (9) anjos. Explicamos o que as distingue. Também mostramos que os demônios mantiveram essas estruturas naturalmente, após perderem a graça. Além disso, consideramos como as criaturas corpóreas podem ser governadas pelos anjos.
      • Aula 93 - A ação, missão e guarda dos anjos bons sobre os humanos, e o ataque dos demônios
        • Nesta aula, consideramos como os anjos bons podem iluminar os humanos. Também expomos como os anjos podem ser enviados por Deus para missões, especialmente para a guarda dos humanos, para o seu auxílio. É dito que os demônios podem induzir todo tipo de pecado. E também dizemos que Deus limita a tentação demoníaca por causa da fraqueza humana.
    • 19 - A graça santificante e a salvação das almas
      • Aula 94 - A necessidade da graça
        • Nesta aula, expomos de que modo a graça auxiliou os humanos no estado de natureza sem o pecado, e de que modo nos auxilia no estado de natureza corrompida pelo pecado. Vimos que a graça fortifica a natureza e também é necessária para realizar ações sobrenaturais, principalmente as necessárias para a nossa salvação.
    • 20 - A fé, a esperança e a caridade
    • 21 - A graça dos carismas
    • 22 - O estado de perfeição
    • 23 - A Cristologia
    • 24 - A Igreja de Cristo e os sacramentos
    • 25 - A Ressurreição e o fim dos tempos

Perguntas Frequentes

O curso é de introdução ao pensamento de Santo Tomás de Aquino e contém 25 tópicos. As aulas são ministradas no Youtube, duas vezes por mês e ficam salvas. Não é necessário ter base filosófica ou teológica. O aluno também pode participar de um grupo no WhatsApp ou no Telegram dos alunos para tirar as dúvidas. Além disso, o aluno recebe uma apostila em pdf atualizada após cada aula.

Sim.

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